QUANTO TEMPO DURA UM PROCESSO DE COACHING – PARTE 1

O processo de coaching é bem diferente de um processo psicoterápico ou de psicanálise.

foto perfil autor Por: Danilo Prado Postado em: 26/02/2015

1) TERMINOLOGIAS DO COACHING

O processo de coaching é bem diferente de um processo psicoterápico ou de psicanálise. Ele tem um tempo determinado, do começo ao fim. Não irá se estender por tempo indeterminado e nem desencadeará vários processos com objetivos diferenciados dentro dele. Ou seja, o que pode acontecer é uma pessoa passar por mais de um processo com metas diferentes.

Terminologia:

  • Coach – profissional que conduz o processo de Coaching, o Orientador;
  • Coachee – quem se submete ao processo de Coaching, o Cliente;
  • Coaching – o processo de Desenvolvimento em si.
Desde o primeiro encontro com seu Coach, caso o Coachee não tenha uma meta definida, serão aplicadas ferramentas do coaching ou, através de diálogo, onde se determinará a meta daquele processo. Podem ser metas pessoais (vencer timidez, ter mais amigos, ser mais tolerante, etc.) ou metas profissionais (mudar de carreira, ser promovido em seu trabalho, passar em um concurso público, etc.). É muito importante ficar claro que não trabalharemos mais que uma meta em um processo. Caso se perceba mais de uma meta, será eleita a prioritária e, concluído esse processo, poderá até se começar outros trabalhando as demais metas.

Normalmente todos os Coaches trabalham com 10 encontros, com duração de 60 a 90 minutos. Podemos até prorrogar com mais 1 ou 2 encontros, caso seja necessário. O intervalo ideal entre os encontros é de no máximo 15 dias, para que seja bem produtivo. Entre os encontros serão determinadas tarefas a serem cumpridas pelo Coachee. A determinação destas tarefas deverá partir do próprio Coachee, em concordância e negociada com o Coach. O cumprimento das mesmas é fundamental e imprescindível para o sucesso do processo. Elas fazem parte e são o link de tudo que estará sendo trabalhado para que a meta seja atingida.