EMPENHAR-SE E DEFENDER OBJETIVOS NO SEU TRABALHO!

Ontem, observei um grupo de 4 homens discutindo futebol.

foto perfil autor Por: Danilo Prado Postado em: 22/01/2015

Ontem, observei um grupo de 4 homens discutindo futebol. Dois deles com certeza eram Flamenguistas e os outros 2 Fluminense. A discussão estava bem apimentada, mas sem agressões ou ofensas.

Foi quando fiquei atento na forma como falavam de seus times, detalhes que já vinha observando há alguns anos. Toda vez que iam falar das táticas e desempenhos dos jogadores falavam, por exemplo: “porque nós tivemos que enfrentar tal e tal time e conseguimos ganhar e inverter o placar, passamos mais tais e tais situações e fomos campeões”. Os adversários replicavam: “mas vocês não foram campeões em tais épocas, enquanto nós temos as taças dos anos de…”.

A partir dessas observações fiquei imaginando o ambiente de trabalho e, talvez de forma um pouco utópica, transportando toda essa motivação e empolgação para o meio corporativo. O que será que falta nas pessoas para que possam defender e brigar pelos seus objetivos e metas profissionalmente?

O que precisamos na realidade fazer é nos perguntarmos se o que fazemos nos traz realização e prazer no nosso dia à dia. Claro que, como no futebol, existirão situações adversas que não nos agradarão, obrigando-nos a suportar momentos de tensão e dificuldades. Não teremos todos os dias com sol, passaremos por tempestades, enchentes e várias dificuldades que, se não estivermos comprometidos e envolvidos nos processos, a tendência será “abandonarmos o barco”.

Por outro lado, da mesma forma que os jogadores têm seus técnicos e dirigentes de clubes, temos os “donos ou dirigentes” das empresas e nossos gestores diretos. Outros fatores também intervenientes são as condições físicas e ferramentas que utilizamos, equipe com a qual trabalhamos e, às vezes, a carga horária que dedicamos ao nosso ofício. Todos estes fatores precisam ser analisados e teremos que tentar modificá-los ou aprendermos a conviver com eles enquanto realmente sentirmos a necessidade desse trabalho em nossas vidas.

A grande verdade é que se somos COMPROMETIDOS e encontramos em nossas funções a motivação suficiente para caminharmos em direção aos nossos objetivos, estaremos sempre refletindo e buscando transformar todos os obstáculos em desafios para a nossa superação. Fácil? Claro que não é! Mas se exercitarmos todos os dias estas práticas, conseguiremos aos poucos tornar, mesmo que muitas vezes como um meio temporário de encontrarmos outro trabalho/oportunidade, este caminho muito mais tranquilo e reto para vencermos!

A partir de hoje, como praticamos nos processos de coaching, faça um esforço para transformar tudo que for “MENOS” em “MAIS”. Isto quer dizer que, em nossas vidas pessoais e profissionais, apesar de nos abatermos e ficarmos chateados, as experiências negativas podem trazer aprendizados e lições a fim de que nos superemos e sigamos adiante com mais força.

Busque sempre a sua FELICIDADE. Não permita que pessoas com energias negativas façam morrer em você os mais lindos sonhos do seu coração. Neutralize-se, imunize-se! Encontre recursos dentro de você e até mesmo fora para bloquear este tipo de influência.

FELIZ CAMINHADA!!!