O conhecimento é o alimento mais precioso que temos para nossas vidas. Ele provoca em nós a evolução que precisamos para termos mentes produtivas e possibilita grandes transformações.
Para tanto, é preciso que exercitemos nosso cérebro, aproveitando a curiosidade e todas as oportunidades que se apresentam no nosso cotidiano, que nos levarão ao desenvolvimento.
Assim como praticamos exercícios físicos para ficarmos saudáveis, é imprescindível que façamos a mesma coisa com nossos cérebros. Como disse Sartre: “Mente sã, corpo são”.
Doenças como Alzheimer, Esclerose e outras podem ser evitadas, quando ao longo de nossas vidas, sabemos usar o potencial que possuímos em nosso cérebro. Muitas de nossas células, na medida em que vamos envelhecendo, não se refazem mais. Mas a ótima notícia que pesquisas científicas nos dão é que as sinapses (conexões que são feitas no nosso cérebro), não param nunca de se formar. A formação delas depende única e exclusivamente do nosso estímulo para que continuem suas formações.
Através do conhecimento e aprendizado constantes é que podemos nos corrigir, aprendermos mais e nos REINVENTARMOS a cada dia.
O que significa essa REINVENÇÃO? Significa que nunca é tarde para termos novos comportamentos, hábitos, atitudes e posturas diante da vida. Sairmos de nossa zona de conforto, indo para a zona de esforço e atingirmos nosso estado desejado (meta).
Perdoar-se e perdoar sempre! Não fique se amargurando por erros cometidos ou guardando rancores por pessoas que um dia lhe prejudicaram ou ofenderam. Supere esses fatos e com certeza estará mais livre e pleno para se dedicar às suas metas. Deixe que os outros cuidem de suas próprias vidas, pois por mais que você queira bem a eles, todos nós somos responsáveis pelas nossas estórias. Assim como no avião, quando nos ensinam que antes de colocarmos a máscara de oxigênio no outro precisamos colocar em nós primeiro, na vida não é diferente… Não podemos ajudar nosso próximo se nós não estivermos preparados!
Imunize-se, neutralize-se e evite pessoas ou situações que possam ser prejudiciais em seu caminho. Quando evoluímos muitas pessoas ao nosso redor se incomodam, até mesmo por estarem acomodadas, e tentam nos prender para que não sigamos adiante. Muitas vezes fazem inconscientemente, mas outras o fazem com intenção. Logo, esteja sempre alerta e não tenha medo de deixá-las para trás. Evoluir implica em termos perdas, mas que serão muito compensadas com as vitórias e a superação.
Nossa família com certeza não fomos nós que escolhemos. Devemos sempre aproveitar tudo de bom que herdamos e aprendemos com eles e, paralelo a isso, devemos transformar tudo de negativo em aprendizado, conseguindo então fazer o que no coaching chamamos de transformar o menos (-) em mais (+). Vale à pena sempre praticarmos isto e assim não ficaremos transferindo para os outros as responsabilidades que temos que ter com nossas vidas.
Aprenda, reinvente-se, arrisque… Faça tudo isto antes que seja tarde demais! Lembre-se que já nascemos campeões, pois dentre milhões de espermatozoides que tentaram fecundar o óvulo de nossas mães, nós fomos vencedores!