ESCOLHAS NAS ESCOLAS… DA VIDA! 5 PASSOS PARA SER MAIS FELIZ

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foto perfil autor Por: Danilo Prado Postado em: 30/01/2015

A cada momento de nossa vida precisamos fazer escolhas. Escolhas de amigos, do que comprar, dos alimentos para saciarmos nossa fome, de trabalho, dos caminhos e estratégias a utilizarmos para atingirmos bons resultados, nos mais variados momentos.

Para tanto é necessário estarmos com uma mente aberta e um olhar perspicaz para nos apercebermos das opções que temos. Mas como podemos adquirir segurança e certeza nas escolhas que fizermos?

1) Avaliarmos todo o cenário e nosso momento emocional é fundamental. Temos que mapear as opções e, a cada uma atribuirmos os prós e contras. Vamos considerar as “perdas e ganhos” ao definirmos o que realmente queremos. Muitas das vezes nem sempre o que parece ser o mais certo e vantajoso poderá nos trazer sustentabilidade e satisfação para nossas necessidades.

2) Devemos evitar a impulsividade ou também nossos momentos de carências e inseguranças. Estes são os grandes ativadores da compulsividade que nos levará a tomadas de decisões mais pelo instituto do que pela coerência. Como ouvi uma vez: “instinto é dos animais”.

3) Experimente começando pelo impulso que temos de comprar um determinado produto. O Marketing está aí justamente para despertar em você a vontade de comprar. As propagandas são feitas de forma a atingir seu emocional e te seduzir para a compra. Mas será que realmente é uma necessidade? Você realmente está podendo dispor desse valor sem afetar seu orçamento do que é mesmo prioridade para você? Faça-se a seguinte pergunta antes de efetivar a compra: “será que preciso mesmo deste produto ou vou comprar só pelo fato de estar em promoção?”

4) Afirmo para vocês que praticando isso já consegui não acumular na minha casa muitas coisas que tempos depois nem entendi a razão de ter adquirido. Pior, de nem lembrar que tinha determinado produto em casa! Se desfaça de tudo aquilo que apenas ocupa espaço, sem nenhum significado para você.

5) Com relação às escolhas mais subjetivas (como amigos, cursos, trabalho, promoção em trabalho, respostas que preciso dar a alguém, etc.), a técnica é bem mais profunda devido a cenários que onde temos outras pessoas que influenciarão após a decisão. Logo, mapear tentando obter o maior número de dados e ir eliminando aqueles que julgamos inviáveis é o caminho. Até então chegarmos ao menor número possível de escolhas para que possamos eleger a que temos mais credibilidade.

O que você pensa sobre este tema? Comente para que possamos enriquecer nossa reflexão.